segunda-feira, 18 de abril de 2011

129° Aniversário de Monteiro Lobato



Nessa segunda-feira (18/04), um dos maiores escritores brasileiro completaria 129 anos, e o Blog Isabelle Drummond não poderia deixar de comemorar essa data, pois foi com uma personagem de Monteiro Lobato, a Emília, em que Isabelle se destacou, ficando 6 anos vivendo a boneca de pano, no remake do Sítio, na Rede Globo.

E quem também comemora os 129 anos do escritor, é também o Google.com



Saiba mais sobre o escritor:


Nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Em homenagem ao seu nascimento, neste dia comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil.

Era filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Augusto Lobato. Seu nome verdadeiro era José Renato Monteiro Lobato, mas em 1893 o autor preferiu adotar o nome do pai por desejar usar uma bengala do pai que continha no punho as iniciais JBML.

Juca, apelido que Lobato recebeu na infância, brincava em companhia de suas irmãs com legumes e sabugos de milho que eram transformados em bonecos e animais, conforme costume da época. Uma forte influência de sua própria experiência reside na criação do personagem Visconde de Sabugosa.

Ainda na infância, Juca descobriu seu gosto pelos livros na vasta biblioteca de seu avô. Os seus prediletos tratavam de viagens e aventuras. Ele leu tudo que lá existia, mas desde esta época incomodava a ele o fato de não existir uma literatura infantil tipicamente brasileira.

Um fato interessante aconteceu ao então jovem Juca, no ano de 1895: ele foi reprovado em uma prova oral de Português. O ano seguinte foi de total estudo, mergulhado nos livros. Notável é o interesse de Lobato escritor no que diz respeito à Língua Portuguesa, presente em alguns de seus títulos. É na adolescência que começa a escrever para jornaizinhos escolares e descobre seu gosto pelo desenho.

Aos 16 anos perde o pai e aos 17 a mãe. A partir de então, sua tutela fica a encargo do avô materno, o Visconde de Tremembé. Formou-se em Direito pela faculdade de seu estado, por vontade do avô, porque preferia ter cursado a Escola de Belas-Artes. Esse gosto pelas artes resultou em várias caricaturas e desenhos que ele enviava para jornais e revistas.

Em 1907, 3 anos após sua formatura, exerceu a promotoria em Areias, cidadezinha do interior. Retirou-se depois para uma fazenda em Buquira que herdou do avô, falecido em 1911. Este município, onde surgiu um Lobato fazendeiro, recebeu seu nome em sua homenagem.

Casou-se com Maria Pureza da Natividade, em 28 de março de 1908. Do casamento vieram os quatro filhos: Edgar, Guilherme, Marta e Rute.

Em 1918 lançou Urupês, e o êxito fulminante desse livro de contos colocou-o numa posição de vanguarda. Neste mesmo ano, vendeu a fazenda e transferiu-se para São Paulo, onde inaugurou a primeira editora nacional: Monteiro Lobato & Cia. Até então, os livros que circulavam no Brasil eram publicados em Portugal. Por isso, as iniciativas de Lobato deram à indústria brasileira do livro um impulso decisivo para sua expansão.

Em 1926, foi nomeado adido comercial da embaixada brasileira nos Estados Unidos, de onde trouxe um notável livro de impressões: América. Usou, assim, suas principais armas em prol do nacionalismo no tocante à exploração de ferro e petróleo no Brasil: os ideais e os livros.

Preocupado com o desenvolvimento econômico do país, chegou a fundar diversas companhias para a exploração do petróleo nacional.. O fracasso dessa iniciativa deu-lhe assunto para um artigo: O Escândalo do Petróleo. Já sob o Estado Novo, sua persistência em abordar esse tema como patriota autêntico valeu-lhe três meses de prisão.

No público infantil, Lobato escritor reencontra as esperanças no Brasil. Escrever para crianças era sua alegria, por isso adorava receber as cartinhas que seu pequenino público escrevia constantemente. Achava que o futuro deveria ser mudado através da criançada, para quem dava um tratamento especial, sem ser infantilizado. O resultado foi sensacional, conseguindo transportar até hoje muitas crianças e adultos para o maravilhoso mundo do Sítio do Picapau Amarelo.

Faleceu em São Paulo, no dia 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, por causa de um derrame.

A obra lobatiana é composta por 30 volumes. Tem um lugar indisputável na literatura brasileira como o Andersen brasileiro, autor dos primeiros livros brasileiros para crianças, e também como revelador de Jeca Tatu, o homem do interior brasileiro.

Apesar de ter sido, em muitos pontos, o precursor do Modernismo, a ele nunca aderiu. Ficou conhecida a sua querela com modernistas por causa do artigo "A propósito da exposição Malfatti". Ali critica a mostra de pintura moderna da artista, que caracterizava de não nacional.

17 comentários:

  1. Grande escritor fez obras divinas, como a do Sítio. Parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
  2. Sabia pouco sobre sua historia. Más graças ao seu post. soube um pouco mais sobre esse grande escritor.

    ResponderEliminar
  3. Vi sobre ele na materia de portugues desse ano , ouvi mais sobre o Jeca Tatu .
    Seguindo aqi *-*

    Visita ?
    http://siqueiramichelle.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Eu amava ler o sítio do pica pau amarelo quando era pequena *-*

    ResponderEliminar
  5. exatamente onde ela se destacou..
    boa lembrança cara..
    ta de parabénss!!

    ResponderEliminar
  6. Grande escritor....
    Me lembrei agora do sitio do pica pau....

    http://purainvencao.blogspot.com/2011/04/minha-casa.html

    ResponderEliminar
  7. olha eu de novo..rsrsrs. o Texto ta ótimo cara.

    ResponderEliminar
  8. Pq não cita aí a polêmica do livro O Presidente Negro, considerado racista?

    ResponderEliminar
  9. Em outro post, quando for comentado em relação a isso, comento sobre

    ResponderEliminar
  10. óootimo post :D
    eu adoooorava Sítio do Pica Pau Amarelo *-*
    Passa? http://jooymartins.blogspot.com/
    Beijoos

    ResponderEliminar
  11. Monteiro Lobato é um excelente escritor, e O Sítio do Pica Pau Amarelo é mais do que clássico! Achei super legal a 'homenagem' do google.

    ResponderEliminar
  12. Olá pessoal,estou seguindo este Blog pois é a cara de Isabelle muito fofo,Convido vcs para fazer parceria topa????
    meu Blog é http://leandralealgirlstar.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar